quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pequeno dicionário de figurino



Olá tribalistas!

Muitas alunas tem dúvidas sobre como se compõe o figurino tribal e um belo dia uma colega (Tahoser Sharif ) me deu uma idéia que achei bastante interessante e didática: fazer um dicionário de figurino para Tribal e ATS. Não sei se vou chegar a descrever tudo que existe em figurino por aí, afinal somos tão criativas que todo dia tem alguma coisa nova! Me disponho a começar pelo figurino de ATS, que tenho pesquisado mais ultimamente. Não vou colocar em órdem alfabética, prefiro começar pela ordem que estou mais familiarizada - a ordem do vestir!
Pretendo dedicar 3 ítens a cada postagem, será uma série de entradas.
Colocarei como marcadores os acessórios, pra que fique mais fácil de pesquisar posteriormente.

O figurino de ATS já evoluiu bastante nos últimos 20 anos, porém as suas características principais que são a opulência e o carater étnico nunca foram abandonadas. Basicamente o figurino se compõe de calça, saia (ou saias) cinturão decorado, choli, bustiê de moedas (ou de outro acessório que esteja de acordo com a estética étnica-tribal), turbante ou headpiece. Os acessórios são usados em abundância e profusão: anéis, braceletes, pulseiras, colares, broches, flores, xales e maquiagem étnica (mehandi, desenhos faciais, bindis)e carregada.
As etnias mais utilizadas no caldeirão de influências são a indiana,paquistanesa, egípcia, turca e africa-saariana. Ultimamente acessórios dos povos das américas,europa oriental e ásia central também tem sido incorporados. Sem contar é claro a influência cigana e nômade que sempre permeou o estilo.

Históricamente falando não existe qualquer laço de autenticidade entre os componentes no figurino de ATS. Ele surgiu e se desenvolveu graças à influência de pessoas como Masha Archer e Carolena Nericcio, que desenvolveram a idéia inicial de Jamila Salimpour, que por sua vêz também inventou a estética do Bal Anat misturando influências e figurinos ao seu gosto pessoal. Carolena cita em entrevista no vídeo San Francisco Beledi :"Por um lado,esteticamente falando, tudo funciona junto , mas por outro lado realmente não há uma origem, porque isso é apenas um apanhado de peças artísticas postas juntas...Tribal é apenas algo que inventamos. "

Assim como o próprio ATS sofreu influências dos seus participantes assim também foi com o figurino. O turbante foi uma peça que foi gradualmente substituída pelo headpiece decorado com penteados elaborados e muitas flores. Isso não significa que ele foi esquecido, muitos grupos ainda o utilizam. O choli também sofreu modificações e chegou a ser substitído por túnicas transparentes e casacos gawaze e até mesmo abolido por alguns grupos. Tudo depende da intenção e do gosto de cada grupo, respeitando a a estética geral do estilo.

Para fechar esta pequena introdução já adianto o tema da próxima postagem: Calças, saias e cinturões.

Até lá! =)

3 comentários:

  1. Que legal Aline!! Muito boa a iniciativa! Adorei o post e ficarei esperando ansiosa pelo próximo! :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o blog, cheguei aqui pela Marilia. Adorei a ideia e as explicações! Obrigada por partilhar suas pesquisas e conhecimentos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Aii!! Já estou curiosa pelos próximos posts!! Tenho certeza que serão muito esclarecedores e enriquecedores! Beijos

    ResponderExcluir