quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Pequeno dicionário de figurino - Cholis e bustiê

Choli




Este tipo de blusa é utilizada pelas mulheres indianas e paquistanesas como complemento do sári. É feito tradicionalmente com um pedaço de tecido exedente que vem junto ao sari quando adquirido no comércio. A modelagem é bem ajustada, com mangas curtas e decote raso.
O modelo de choli utilizado para dança tribal foi adaptado para tecidos com boa elasticidade, para facilitar os movimentos durante a performance. Existem diversos modelos no mercado com variações nas mangas (curta, média, longa, vazada, etc.) tecidos (veludo, lycra, cotton, malhas-fantasia), decotes (princesa, em v, em U) e cores.
O choli é considerado elemento base da vestimenta do ATS, assim como as calças bufantes.

Bustiê



O Bustiê decorado da dança tribal descende do hábitos dos povos nômades do oriente de carregar consigo os seus pertences mais valiosos durante as suas viagens. O dinheiro era costurado nas roupas para evitar o roubo e para ostentar a riqueza do dote das mulheres. O bustiê de moedas é utilizado na vestimenta tradicional de dança do ventre assim como o indefectível xale de moedas (presente em figurinos de várias danças folclóricas). A peça normalmente é bordada com moedas antigas furadas (ou soldadas com virolas metálicas), botões de latão, retalhos de tecidos nobres e brocados e toda a sorte de elementos metálicos simbólicos (pequenos pingentes, medalhas, correntes, espelhos e berloques) dando um aspecto pesado e opulento.

3 comentários:

  1. EU não acho esses cholis por nada!!! Alguém saberia onde vende?!!?!? obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz com uma camiseta preta mais justo, corta as costas, deixando as laterais, e uma sobra para fazer a amarração nas cicost

      Excluir
  2. vc pode encontrar cholis no link "merchand" aqui no blog. é o atalho para o site do meu atelier de figurinos para dança tribal, e vc pode encomendar cholis por lá!

    bjus!

    ResponderExcluir