quarta-feira, 24 de março de 2010

Vamos falar sobre ITS?

É tanto ATS pra lá e pra cá, tá na hora de falar sobre ITS!

A sigla nasceu de uma discussão sobre a propriedade criativa do termo ATS (American Tribal Style),em 2007, entre a criadora do estilo Carolena Nericcio e algumas praticantes que estavam fazendo modificações no vocabulário de passos e de chamadas (as cues ou keys) por sua própria conta. A discussão foi acirrada , mas serviu para que esse novo termo surgisse e classificasse de forma satisfatória esse novo conjunto de vocabulários pessoais que as trupes estavam criando.

O termo Improvisational Tribal Style abarca todos os grupos que praticam o sistema de improvisação coordenada mas que por vontade própria decidiram abandonar o vocabulário estritamente FCBD e incorporaram passos próprios ou de outras trupes. O vocabulário é livre, porém precisa haver um consenso entre as participantes para que a performance seja completada expontaneamente, se não não existirá a condição de "Improvisação Coordenada", e será apenas considerado estilo tribal. A maioria dos grupos segue as regras de figurino bem próximas às do ATS porém o estilo de traje é livre; e o uso de snujs opcional. As modificações são encorajadas e podem chegar a extremos e podemos encontrar grupos como Unmata que criou um vocabulário totalmente baseado em hip hop, afro e tribal fusion totalmente improvisacional. As modificações mais comuns são em relação a posição da liderança no grupo, a troca da mesma entre os participantes, direção de rotação e apresentação dos passos e introdução de mini-combos. A sigla ITS é um sinônimo da sigla TGI (tribal group improvisation).

O ITS também classifica os dois únicos grupos de tribal baseados em improvisação coordenada do Brasil : a Tribo Mozuna - RJ (direção de Nadja el Balady e Aline Muhana) e a compania Ulan Daban de São Paulo - capital (direção de Rebecca Piñeiro). (se estiver esquecendo de alguém, por favor incluam nos comentários para q eu possa editar o texto).

por Aline Muhana

4 comentários:

  1. Querida, admiro muito seu trabalho!
    O texto sobre ITS está maravilhoso, é super importante que as pessoas saibam que ITS precisa ter uma relação direta com ATS e não lembrar apenas um tribal fusion, sem o lance de líder, sinais e afins. O Unmata por exemplo, segue uma linha de música e figurinos totalmente diferentes do FCBD, porém, a improvisação, combos e senhas estão presentes!
    ITS/TGS é algo mais pro ATS do que pro Tribal Fusion!
    Beijos pra vc querida! =D

    ResponderExcluir
  2. Hum...interessante. talvez o surgimento do its possa ter sido a linha tênue entre o ATS e o fusion...eu nunca cheguei a encontrar o pulo do gato entre uma dança e outra - o momento em q o ats virou fusion. teria sido +- por aqui? http://www.youtube.com/watch?v=ydMv17AsMJo (mesmo sabendo q isso é coreografado, quase posso ver cues e lideres rsrs)

    ResponderExcluir
  3. acho q isso tem a ver sim Carol, a partir do momento q o vocabulário do ATS foi diversificado o espaço foi aberto pra que o fusion pudesse existir, e esse vídeo do Ultra Gypsy é bem daquela época em que a Jill Parker começou a se desprender do Fat Chance e as idéias q se tornariam o fusion começaram a pipocar

    ResponderExcluir